quinta-feira, 22 de março de 2012

GOVERNO DEVE AMPLIAR DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO PARA AUTOPEÇAS

O governo brasileiro deve anunciar a desoneração da folha de pagamento para o setor de autopeças.

Segundo o economista especializado em varejo automotivo, Ayrton Fontes, a medida também deve reduzir a alíquota da contribuição sobre o faturamento para a toda cadeia automotiva.

Segundo o especialista, a proposta não deve incluir a redução de salários e mudanças na previdência, como ocorre na China, Europa e Estados Unidos. "Porém, a medida deve ser incluída no novo regime automotivo, que deve ser anunciado nos próximos dias. Com isso, a medida deve impactar diretamente na exigência mínima prevista de 65% no indíce de conteúdo nacional", afirma Fontes.

O economista ainda explica que, a princípio, a mudança deverá ser aplicada somente nos custos de manufatura, assim como acontece no México.
Desonerações

No ano passado, o Plano Brasil Maior trouxe a desoneração para a folha de pagamento dos setores de calçados, móveis, confecções e software.

De acordo com Fontes, os quatro segmentos tiveram zerada a contribuição patronal do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que anteriormente era de 20%. Por outro lado, foi criada uma contribuição sobre o faturamento, com uma alíquota a partir de 1,5%, de acordo com o setor.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário